Foi um fim-de-semana cheio e em cheio na freguesia de Lanhas, Vila Verde. A ‘Festa de Verão’ teve de tudo: o sunset, no fim da tarde de ontem; a gastronomia, com mais uma edição do ‘Saborear Lanhas’, numa noite com arroz de pataniscas, churrasco e música; e – a fechar – um domingo de adrenalina, com a realização de uma Super-Especial.
«Foi muito bom, com forte adesão e, pelo que tivemos oportunidade de conversar, é para manter o formato no próximo ano», refere Bruno Eiras, o presidente da junta de Lanhas que se mostra «muito satisfeito» com o impacto do evento.
De uma vertente apenas gastronómica, já com sucesso assegurado, o evento alargou ao Sunset e à Super-Especial. «Já não se realizava esta prova há muitos anos e achamos que devíamos integrá-la no ‘Saborear Lanhas’. E virou uma espécie de despedida do Verão, num fim-de-semana que até teve a ajuda do S. Pedro, com sol e alguma calor, sobretudo na tarde deste domingo.
Com todos os condimentos bem alinhados, «foi um sucesso absoluto».
Esta tarde, a fechar o fim-de-semana festivo, alguns milhares de pessoas rumaram à pista improvisada para ver e ouvir as mais de 40 ‘máquinas’ que competiram em contrarrelógio.
«Está bonito isto e é bom ver esta adesão», referiu Bruno Eiras. Garante «é para manter».
Aproveita para assinalar que «tudo isto só é possível graças ao apoio voluntário de muita gente. Aproveito para agradecer a todos, sobretudo à cozinheiras que estiveram todo o fim-de-semana a trabalhar. Elas são fenomenais, bem como os jovens e lanhenses que se juntaram a apoiar. Todos deram um contributo muito importante».
ovilaverdense@gmail.com