‘Lar doce lar’ leva teatro e música aos centros de dia e lares de Braga

O município de Braga lançou uma programação para os centros de dia e lares de idosos, com o objectivo de levar a cultura a quem não pode contemplá-la fora destas instituições de acolhimento. Denominado ‘Lar doce lar’, o projecto decorre entre os meses de Outubro e Dezembro, proporcionando aos mais velhos momentos de alegria, de convivência e de reavivamento da memória através da realização de concertos tradicionais portugueses, peças de teatro e actuações de fado, tunas e grupos folclóricos.

A primeira instituição a acolher esta iniciativa foi o Centro Social de Cunha. No dia 11 de Outubro, a instituição deu palco ao espectáculo de teatro ‘Vem aí o Zé das Moscas’ pelo Tin.Bra – Academia de Teatro. Neste dia de estreia, o projecto deslocou-se ainda ao Centro Social e Paroquial de Santa Eulália de Crespos, onde os cerca de 23 utentes puderam, também eles, desfrutar da actuação do grupo bracarense.

Após o dia de estreia, o projecto ‘Lar doce lar’ visitou a Associação Cultural e Recreativa de Cabreiros, o Asilo de São José e o Centro Social da Paróquia de Gualtar com o grupo Tin.bra. Nas salas destas instituições de acolhimento, muitas foram as gargalhadas e os aplausos audíveis.

REACÇÕES

Florence Estrada, directora técnica da instituição de acolhimento sediada em Crespos, destacou a importância da promoção de programas culturais junto destas comunidades, explicando que “para estas pessoas nem sempre é fácil ir ao teatro”. 

Florence Estrada referiu ainda que “o envelhecimento activo só é possível se realmente se criarem actividades para que os idosos se sintam activos e envolvidos”.

Também Luísa Silva, directora técnica do Asilo São José, reforçou a importância da promoção da cultura junto da terceira idade, especificando que “a nível mental estas iniciativas propiciam o desenvolvimento intelectual”. 

“A cultura acaba por ser uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento desta população”, concluiu.

Clementina e Elvira Silva, duas das utentes do Centro Social e Paroquial de Santa Eulália de Crespos que assistiram à actuação do grupo Tin.Bra, mostraram-se muito animadas com a participação nesta iniciativa. 

Clementina contou que “quando era mais nova ia muitas vezes ao teatro”, explicando que ficou muito satisfeita “por voltar a assistir a uma peça”. Já, Elvira Silva revelou que “nunca foi ao teatro” e, por isso, “foi uma grande surpresa”. “Achei muito engraçado, gostava que se voltasse a repetir”, salientou.

Também no Asilo São José a reacção foi muito positiva. Belmira Cruz e Inês Esperança, há cerca de quatro anos na instituição, definiram o projecto ‘Lar doce lar’ como um momento de alegria e vivacidade. “O teatro faz viver, dá-nos força para termos cada vez mais caminho para andar”, acrescentou Inês.

Até Dezembro, o projecto ‘Lar doce lar’ continua a levar animação e muita cultura até junto das instituições de acolhimento de Braga. A próxima actividade decorre, a 29 de Outubro, com o concerto do CAUM, no Centro Cultural e Social de Santo Adrião.

Em Novembro, a iniciativa desloca-se, no dia 12, até ao Asilo de São José, com um ‘Concerto’ do GFUM, e à ResiSénior – ORPEA Braga com o ‘Concerto’ da Azeituna. 

Já no mês de Dezembro, no dia 10, é a vez do Grupo de Fados e Serenatas da Universidade do Minho visitar o Centro Cultural e Social de Santo Adrião e a ACR Cabreiros.

PROGRAMA

29 de Outubro:

“Concerto”, pelo CAUM  –       Centro Cultural e Social de Santo Adrião (14h30)

12 de Novembro:

“Concerto”, pelo GFUM – Asilo de São José (15h00)

“Concerto”, pela Azeituna – ResiSénior – ORPEA Braga (horário a definir)

10 de Dezembro:

“Concerto”, pelo Grupo de Fados e Serenatas UM – ACR Cabreiros (14h30)

“Concerto”, pelo Grupo de Fados e Serenatas UM – Centro Cultural e Social de Santo Adrião (17h30)

Carregar mais

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais