A AD ultrapassou, no primeiro dia de contagem dos votos da emigração, o Chega como o partido mais votado, avança a ‘CNN Portugal’. Contudo, o partido de André Ventura está à frente do PS nos votos já contados (resultados provisórios), pelo que vai ultrapassar os socialistas e tornar-se a segunda força política em Portugal.
De acordo com o ‘Correio da Manhã’, às 16h30 desta terça-feira, a coligação do PSD e CDS liderava, com o Chega a menos de 200 votos de distância. O PS estava a mais de mil votos de distância do primeiro lugar no círculo de fora da Europa.
Recorde-se que até esta segunda-feira tinham chegado mais de 296 mil votos dos portugueses residentes no estrangeiro a Lisboa, segundo a Comissão Nacional de Eleições (CNE).
A operação de contagem dos votos por via postal começou às 9 horas, com mais de 1.050 cidadãos indicados pelos partidos políticos distribuídos por 150 mesas de voto para realizar o escrutínio.
O porta-voz da CNE, André Wemans, sobre a chegada das cartas com os votos dos portugueses residentes no estrangeiro, referiu que está «ligeiramente idêntica à dos anos anteriores», sem «grande alteração» e sem «um aumento significativo».
Dos votos que chegaram ao local de contagem, o responsável da CNE estimou que «cerca de 244 mil são da Europa, 44 mil do círculo Fora da Europa (…) 18 mil da Ásia e um pouco menos de África».
Nas eleições legislativas de 2024, no círculo de fora da Europa, a AD venceu com mais de 22 mil votos e o Chega ficou em segundo, com perto de 18 mil. O PS ficou no terceiro lugar com mais de 14.400 votos, sendo que a AD e Chega conquistaram um deputado cada.
ovilaverdense@gmail.com