José Luís Carneiro, cabeça de lista do PS pelo circulo eleitoral de Braga, foi ao no Enterro da Gata falar das políticas que os socialistas para a juventude e estudantes universitários, nomeadamente em relação às propinas e habitação.
Acompanhado pelas líderes da JS Braga e JS Nacional, respetivamente Inês Rodrigues e Sofia Pereira, e da também candidata a deputada, Isabel Costa, o ex-ministro da Administração Interna referiu que “foi sempre com o PS que as propinas baixaram e será o PS a reduzir o valor da propina das licenciaturas, progressivamente, de forma até ser gratuita no prazo de uma década”.
“Vamos corrigir o as desigualdades do IRS Jovem, criando o ano zero, de forma a não prejudicar os trabalhadores-estudantes. Os jovens, ingressando no mercado de trabalho, beneficiarão imediatamente do regime sem perda do primeiro ano de isenção”, explicou.
E reiterou: “Já o disse, mas repito sempre, em 8 anos de Governo Socialista aumentamos 60% o salário mínimo e 40% o salário médio. Até 2029, vamos chegar aos 1110 euros de salário mínimo nacional e atingir os 2000 euros de salário médio.”
Questionado pelos jovens sobre a habitação, José Luís Carneiro lembrou “foi o PS que lançou o maior programa de construção pública. Enquanto o parque público não está construído, temos que apoiar o arrendamento”.
“O Porta 65 foi criado por nós, alargado por nós, e continuará a crescer connosco”, assegurou.
ovilaverdense@gmail.com