REGIÃO –

REGIÃO – -

Leica lança binóculo 100% made in Famalicão

O Centro de Competências e Serviços da alemã Leica apresentou o primeiro produto 100% made in Famalicão. O investimento, de acordo com Pedro Oliveira, administrador da empresa, foi de 2,5 milhões de euros.

Trata-se de um binóculo da gama Trinovi, inspirado no monóculo que a Leica desenvolveu para a Missão Apollo 11, que levou o astronauta Neil Armstrong a tornar-se o primeiro homem a pisar a Lua, e já disponível em todo o mundo, nas mais de 70 lojas da Leica (onde se conta a da rua de Sá da Bandeira, no Porto), e que tem um preço de cerca de 1100 euros.

Na visita à Leica, Paulo Cunha, presidente da Câmara de Famalicão, ficou a saber de Pedro Oliveira, administrador da marca germânica que o novo Centro de Competências e Serviços “é uma aposta que vai permitir prender a empresa em Portugal” e “assegurar a próxima década ou até a próxima geração”. O gestor sublinhou ainda a importância deste centro como sendo um dínamo para “alterar o rumo da Leica em Portugal”.

NOVOS PROJECTOS

O Centro de Competências responde por cerca de 20 jovens investidores e já está a trabalhar em novos produtos, existindo já protótipos ao nível de objectivas, lentes e produtos ópticos.

A ambição da Leica Famalicão é lançar novos produtos made in Portugal, provavelmente ainda este ano ou em 2021. Uma das atenções da empresa é a ‘smartphonização da fotografia’, o que Pedro Oliveira designou de “segunda revolução digital”.

O autarca famalicense sublinhou a relevância de pela primeira vez haver “um produto Leica 100% made in Famalicão”, que é colocado no mercado mundial.  Paulo Cunha destacou ainda a evolução da Leica no concelho, com a crescente aposta na inovação, no conhecimento e em trabalhadores qualificados.

“A qualidade dos recursos humanos está a acrescentar valor ao concelho”, afirmou, acrescentando que esse “reconhecimento de competências tem levado à aposta na indústria de capital intensivo, sendo sinónimo de melhor produtividade e de melhor remuneração”.

Em 2013, a Leica inaugurou as suas novas instalações em Famalicão. Dos cerca de 600 trabalhadores que emprega, 343 estão na empresa há mais de 20 anos e 142 há mais de 30. Encerrou o último ano fiscal com um volume de facturação de 52 milhões de euros.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE