O palco do GNRation, em Braga, vai receber, no próximo sábado, às 18h, a actuação da banda Sun Ra Arkestra, com artistas portugueses, brasileiros e norte-americanos.
O grupo acompanhou o revolucionário músico Sun Ra, que é também compositor, poeta e criador da banda. Este foi um pioneiro do afrofuturismo e é lembrado como «um dos maiores inovadores da história da música afroamericana».
Após o falecimento do líder, a Arkestra continuou a tocar por todo o mundo, sob a alçada do lendário saxofonista Marshall Allen.
Por motivos de saúde, este músico, que completou 98 anos em Maio e foi companheiro de longa data de Sun Ra, não estará presente nas apresentações.
O músico brasileiro Rodrigo Brandão cruzou-se pela primeira vez com a Sun Ra Arkestra em 2019 e, agora, Rodrigo volta a convidar a Akestra para uma digressão de quatro concertos em Portugal — Leiria, Coimbra, Lisboa e Braga — que unem os dois discos do artista brasileiro à energia cósmica da atmosfera da Sun Ra Arkestra.
Vincent Chancey, na trompa, Knoel Scott, no saxofone, e Elson Nascimento, no timbalão chão, são os membros da Arkestra que acompanharão a voz de Rodrigo Brandão.
O cartaz fica completo com os improvisadores portugueses e brasileiros Pedro Melo Alves, na bateria, Yedo Gibson, no saxofone, Felipe Zenícola, no baixo, e Luís Vicente, no trompete.
Os bilhetes para o espetáculo podem ser adquiridos nos locais de venda habituais, no balcão GNRation ou aqui.