ECONOMIA

ECONOMIA -

Letra lança destilado idêntico ao whisky mas com inspiração cervejeira

A Fermentum, empresa spin-off da Universidade do Minho, dedica-se à produção e distribuição da Cerveja Letra e durante os últimos quatro anos fez parte de um projecto de doutoramento que lhe permitiu desenvolver destilados com propriedades semelhantes ao whisky, mas com inspiração cervejeira e com recurso a um processo que reduz significativamente o tempo de processo.

Foi em 2018 que a cervejeira de Vila Verde se aventurou nos destilados, com a criação do primeiro hoppy gin português, numa parceria com uma destilaria local, a Tomorrows Recipe, que produz o gin valley.

Os Letra Spirits são destilados com origem nas cervejas 100 % malte. Para além do hoppy gin, a marca apresenta nesta época natalícia dois novos destilados, o “Malt Spirit – Port Oak Aged” e o “Malt Spirit – Imperial Stout Oak Aged”.

O primeiro estagiou em madeira de carvalho que tinha estado previamente em contacto com vinho do Porto e no segundo destilado o carvalho esteve em contacto com a cerveja Letra G – Imperial Stout.

Ambos os “Malt Spirits” foram sujeitos a um processo inovador desenvolvido em parceria com a Universidade do Minho que os torna semelhantes a whisky.

Filipe Macieira, um dos fundadores da cerveja Letra, afirma que «numa prova cega estes dois novos “Malt Spirits” têm todas as características para serem considerados whisky de qualidade superior, no entanto não se podem chamar de whisky uma vez que para ter essa denominação teria de estagiar pelo período mínimo de três anos em barrica e tal não aconteceu».

Francisco Pereira, fundador da cerveja Letra e doutorado pela Universidade do Minho, revela que «estes produtos têm enorme potencial e tiveram a base no conhecimento científico que deu origem a uma tese de doutoramento e outra de mestrado em parceria com o Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho».

«Temos uma linha de maturação de cervejas pelo método tradicional em barrica, mas a empresa pelo seu ADN inovador lançou este projecto e o resultado é uma técnica de maturação acelerada, que nos permitirá obter bebidas (cerveja e/ou destilados) com perfis sensoriais muito complexos em menor tempo de contacto entre a madeira e a bebida. É um exemplo de como uma pequena empresa consegue combinar ciência e criar um produto/técnica inovadora que vai abrir uma linha de oportunidades no mercado», explica.

Os Letra Spirits apresentam-se num kit de 3 garrafas de 20 cl (Hoppy Gin, Malt Spirit Porto Oak Aged e Malt Spirit – Imperial Stout Oak Aged) e um copo específico para prova de destilados.

“Letra Spirits” vai ter venda exclusiva nas lojas da marca, com grande ênfase na plataforma online (www.cervejaletra.pt), na Letraria Porto, Letraria Vila Verde, Letraria Braga e nas lojas pop-up nos centros comerciais Braga Parque e Espaço Guimarães durante o mês de Dezembro

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE