O “Europe Direct Minho” está a organizar uma acção de limpeza, no dia 17 de Setembro, às 10h, na praia da Ramalha, na Apúlia, Esposende, numa iniciativa nacional de Limpeza Costeira.
Esta acção surge em resposta ao desafio anual da Fundação Oceano Azul e da Representação da Comissão Europeia em Portugal para a celebração do Dia Internacional de Limpeza Costeira.
A iniciativa, que será dinamizada em parceria com a Associação SOPRO-ONG, é uma das mais de 100 de limpeza terrestres e subaquáticas que acontecem por todo o país durante a semana de 17 a 25 de Setembro, durante as quais, milhares de voluntários terão oportunidade de contribuir para a conservação do oceano.
Através da limpeza costeira, a acção pretende «mobilizar a sociedade para uma maior consciência ambiental e alteração de comportamentos», com um especial alerta para a «a emergência climática e para a necessidade de uma maior protecção do oceano».
De recordar que este já é o quarto ano consecutivo em que a Fundação Oceano Azul promove e apoia o trabalho desenvolvido pelas diferentes organizações que combatem activamente «um dos maiores problemas ambientais do planeta, o lixo marinho».
Desde o arranque desta iniciativa, em 2019, já foram recolhidas, em Portugal, 192 toneladas de lixo marinho em aproximadamente 1250 acções de limpeza costeira, as quais envolveram quase 24 mil voluntários e 250 organizações.