A “Linha 1400 – Linha Nacional de Assistência Farmacêutica” passa a disponibilizar, a partir desta segunda-feira e em todo o território nacional, informação sobre a farmácia mais próxima onde as pessoas podem fazer o teste de despiste à Covid 19. Ao entrar em contacto com a “Linha” são indicadas quais as farmácias no Concelho/Freguesia do utente com o serviço disponível, para que este possa escolher a da sua preferência. Após a escolha, é facultado o contacto da farmácia para se proceder ao agendamento do teste.
A “Linha 1400” já prestava este serviço no âmbito das parcerias com os municípios e com referência às farmácias aderentes mas agora a informação passa a «abranger todas as farmácias do território nacional que prestam este serviço».
Marisa Gomes, responsável pelo centro de atendimento da “Linha 1400” sublinha, em nota enviada, que este novo serviço permite «apoiar um desconfinamento seguro e responsável sendo, por isso, de grande utilidade para a população. Este é mais um passo para fazer das farmácias a rede de cuidados de saúde mais valorizada pelos portugueses».
CERCA DE «74 MIL PEDIDOS DE ASSISTÊNCIA NO PRIMEIRO ANO»
No primeiro ano de actividade, a “Linha 1400” recebeu cerca de «74 mil pedidos de assistência e 43 por cento destes contactos ocorreram durante o período noturno».
A “Linha 1400” é gratuita e foi lançada para «garantir o acesso dos cidadãos aos medicamentos e ao aconselhamento farmacêutico em tempos de pandemia de Covid-19». Está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana e também online.
FOTO:Litoral Magazine