LEGISLATIVAS 2024 (Braga)

LEGISLATIVAS 2024 (Braga) -

Lista de candidatos a deputados do PS por Braga levanta polémica

O processo de escolha dos nomes que integrarão a lista de candidatos a deputados do PS, pelo círculo eleitoral de Braga, não está a ser pacífico e poderá acabar nas mãos da estrutura nacional e do novo Secretário-Geral do partido, Pedro Nuno Santos.

A Federação Distrital liderada por Frederico Castro anunciou a aprovação da lista após reunião realizada este sábado, mas o presidente da Mesa da Comissão Política, Luís Soares, remeteu uma informação aos órgãos nacionais a dar conta que os trabalhos foram suspensos sem que a votação fosse realizada.

Num comunicado enviado às redações, a Distrital refere que “a Comissão Política Federativa do PS aprovou este sábado, em Braga, por larga maioria a proposta do Presidente da Federação Distrital e do seu secretariado da lista de deputados à Assembleia da República pelo distrito de Braga, nas eleições legislativas do próximo dia 10 de março”.

“Aprovada que foi a lista em sede de Secretariado Federativo e posteriormente em Comissão Política Federativa seguirá os trâmites estatutários sendo remetida ao Secretário-Geral que a fará chegar ao Secretariado Nacional, para aprovação final em Comissão Política Nacional que reunirá na próxima terça-feira, em Lisboa”, diz o texto.

A Federação socialista não especifica quem são os candidatos pelo distrito que compõem a lista.

Entretanto, o presidente da Mesa da Comissão Política Distrital, Luís Soares, remeteu uma informação aos órgãos nacionais do partido em que refere que a reunião deste sábado foi suspensa “por um prazo de 48 horas”.

“Reunida a Comissão Política Distrital da Federação de Braga, e tendo o Presidente da Federação apresentado uma proposta de lista de candidatos a deputados ainda aberta, sem identificação dos nomes indicados pelo Secretário-Geral e com a advertência pelo mesmo feita para a sua provisoriedade quanto à ordenação, nomeadamente face à necessidade de respeito da regra da paridade, a Mesa da Comissão Política Distrital decidiu, por unanimidade, a suspensão dos trabalhos pelo prazo de 48 horas”, indica.

Segundo o texto, a mesa da Comissão Política Distrital “solicitou ao Presidente da Federação que, em consonância com o Secretário-Geral, apresentasse uma proposta de lista já fechada, quer quanto aos nomes indicados, quer quanto à sua ordenação definitiva, a fim de, na continuação dos trabalhos na data logo comunicada para o efeito, ser discutida e votada pelos Comissários Políticos”.

VILA VERDE – João Silva excluído

Em Vila Verde, por exemplo, na lista proposta pela Comissão Política (a que o jornal ‘O Vilaverdense teve acesso), foi retirado o segundo nome proposto pela concelhia, a do advogado João Araújo Silva, mantendo-se apenas a primeira escolha, Susana Valente, no 14º lugar.

LISTA APROVADA PROPOSTA

Efetivos

  1. Homem (QN)*
  2. Mulher (QN)*
  3. Pedro Sousa
  4. Ricardo Costa
  5. Irene Costa
  6. Gilberto Anjos
  7. Eduardo Oliveira
  8. Vânia Cruz
  9. Homem (QN)*
  10. Nuno Martins
  11. Joana Santos
  12. Pompeu Martins
  13. Nuno Barreto
  14. Susana Valente (Vila Verde)
  15. Hugo Teixeira
  16. Marta Maranhão
  17. Pedro Costa (Amares)
  18. Anabela Alves
  19. Susana Nunes

Suplentes

  1. Filipe Pires (Terras de Bouro)
  2. Sandra Silva
  3. Fernanda Araújo

*QN (Quota Nacional)

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE