A comissão política federativa do PS em Braga chumbou a lista de candidatos a deputados pelo distrito, registando 38 votos contra e 31 a favor, segundo fonte socialista. Vila Verde tinha indicado o advogado Samuel Estrada, atual presidente de junta de Atiães.
De acordo com a mesma fonte, a proposta apresentada apenas começava no terceiro lugar, ficando as duas primeiras posições a cargo do secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos.
A lista rejeitada incluía, no terceiro posto, o deputado Pedro Sousa, seguido da deputada Irene Costa, do vereador de Guimarães Paulo Lopes Silva e do deputado municipal de Famalicão, o advogado Jorge Costa.
Durante a reunião, foi aprovada, por unanimidade, uma recomendação para que a ex-eurodeputada Isabel Estrada Carvalhais seja indicada como cabeça de lista por Braga.
A decisão sobre a composição final da lista caberá agora a Pedro Nuno Santos.
Nas eleições legislativas de 2024, Braga elegeu seis deputados, tendo a lista sido liderada por José Luís Carneiro, que disputou a liderança do PS com o atual secretário-geral, seguido de Palmira Maciel, que não constava na proposta rejeitada.
A Comissão Política Nacional do PS reúne-se esta quarta-feira à noite, em Lisboa, para aprovar as listas de candidatos a deputados para todos os círculos eleitorais.
De acordo com os estatutos do partido, Pedro Nuno Santos tem a responsabilidade de escolher um terço dos candidatos, enquanto os restantes dois terços são definidos pelas comissões políticas federativas de cada distrito.
ovilaverdense@gmail.com