CULTURA

CULTURA -

Livro apresentado em Vila Verde mostra virtudes do Caminho Minhoto Ribeiro

Um percurso repleto de história e vasto património, cumprindo a ligação entre Braga e Santiago de Compostela, marca a identidade do Caminho Minhoto Ribeiro, de acordo com o livro apresentado na noite de ontem na Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela, em Vila Verde.

“Camiño Xacobeo Miñoto Ribeiro” é o livro do galego Cástor Pérez Casal, que contou com a colaboração de José Ramon Estevez e Jorge Lamas Bertolo. A obra consolida o “rigor histórico” na afirmação do caminho que junta concelhos dos dois lados da fronteira numa devoção comum.

Na apresentação do livro, Padre Carlos Nuno Vaz destacou a importância dos caminhos de Santiago e o impacto da devoção a este santo na região. O sacerdote reconheceu que nos tempos atuais as peregrinações são feitas mais por turiperegrinos, mas não apontou isso como problemático: “começa-se como turista, mas o convite à reflexão na caminhada leva a que acabe como peregrino”.

A presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, enalteceu o trabalho do autor da obra, Cástor Casal, que apontou como “grande historiador e impulsionador” do Caminho Ribeiro Minhoto, que atravessa os concelhos de Vila Verde, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Valença, Monção e Melgaço.

“Se não fosse o Cástor, nem estaríamos a qui a falar do caminho”, admitiu a autarca, a quem o autor retribuiu todo o apoio do Município para a valorização do caminho, que se diferencia pelo vasto património natural, histórico e cultural que se encontra ao longo do percurso. Da sessão ficou o desafio para a mobilização de todas as autarquias para dinamização e revitalização do Caminho Minhoto Ribeiro.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE