“Barcelos – Concelho de Tradições e Saberes, Património Cultural Imaterial do Concelho de Barcelos” é o título genérico do livro dinamizado pelo projeto CLDS 4G OPEN B, cofinanciado pelo FSE, e dinamizado pela ATAHCA.
A apresentação contou com a participação de artesãos e pessoas que ainda mantêm vivas as memórias das tradições do concelho de Barcelos. Foi desenvolvida no âmbito da atividade Gerações Pro.
Este livro pretende ser um contributo para a preservação do património cultural imaterial de Barcelos ao nível das tradições festivas, dos jogos e ofícios tradicionais.
A apresentação e comentário do livro esteve a cargo do vilaverdense Alberto Nídio Silva, doutor em Estudo da Criança e especialista em Sociologia da Infância, pela Universidade do Minho, sendo ainda Presidente da ADOL – Associação Domingos Oliveira Lopes, da qual fazem parte a Casa do Brinquedo e da Brincadeira e o Centro Interpretativo do Brinquedo, em Vila Verde.
A sessão contou ainda com a participação do Presidente da ATAHCA, José da Mota Alves, da equipa técnica do OPEN B 4G, dos artesãos, e representantes do Centro Social da Paróquia de Arcozelo, estabelecimentos de ensino e entidades que colaboraram na realização das entrevistas e recolhas fundamentais para a concretização deste livro.
Este opúsculo é um trabalho inicial que se pretende venha a ter continuidade com vista à preservação e divulgação do vasto património cultural imaterial do concelho de Barcelos.
ovilaverdense@gmail.com