BRAGA

BRAGA -

Livro e exposição de Alfredo Cunha retratam vivências da cidade de Braga entre 1996 e 2022

Ao longo de mais de vinte e cinco anos, Alfredo Cunha, um dos mais conceituados e premiados fotógrafos portugueses, foi “um observador” do pulsar e das vivências da cidade de Braga. Os instantes captados pela objetiva do fotógrafo, que vive em Sabariz, Vila Verde, deram agora origem a um livro e a uma exposição com o título “Rua do Anjo, 1996-2022, Fotografias de Alfredo Cunha”.

A mostra vai ser inaugurada no próximo dia 1 de Abril, pelas 17h00, na Casa dos Crivos, e o livro será apresentado, no dia 15, Sexta-feira Santa, pelas 16h00, e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio. As iniciativas estão inseridas nas celebrações da Semana Santa de Braga.

Ao todo, a mostra exibe um conjunto de 24 fotografias no formato120x80cm e estará patente ao público no horário de funcionamento da Casa dos Crivos até 11 de Junho. Trata-se de uma seleção das cerca de 230 fotografias inseridas no livro.

De acordo com Alfredo Cunha, são imagens que retratam o quotidiano da cidade, nomeadamente “o convívio existente entre os aspetos mais tradicionais da vida e os aspetos mais inovadores, mais modernos e mais cosmopolitas”.

De resto, segundo o fotógrafo, o mais surpreendente de observar em Braga é precisamente “o contraste e o convívio existente entre as várias Bragas”. E acrescenta: “Em Braga, conseguimos ver as coisas mais cosmopolitas ao lado de uma Igreja tradicional portuguesa. É muito engraçado ver isso, porque em Braga consegue-se fotografar a alma portuguesa”, refere a propósito Alfredo Cunha.

O livro conta com um texto de Felisbela Lopes, professora da Universidade do Minho, que faz o contexto da exposição, apresentando “uma cidade de contrastes” sob várias vertentes: cidade religiosa; cidade jovem; cidade empresarial e empreendedora; cultural, desportiva. A edição poderá ser adquirida na sessão de apresentação, no local, junto do responsável presente da livraria Centésima Página.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE