VILA VERDE

VILA VERDE -

Luena iniciou retirada da esplanada e pastelaria Vilaverdense concluiu levantamento esta manhã

A pastelaria Luena, no centro de Vila Verde, iniciou o processo de retirada da esplanada instalada sobre o passeio e estacionamento em frente ao estabelecimento comercial. Retirou já o resguardo em vidro e a zona de apoio superior colocados sobre a estrutura que a suporta.

Ainda esta manhã, a pastelaria vilaverdensense, também com uma frente para a Praça da República, concluiu o levantamento dos estrados colocados em zona de estacionamento.

Em ambos os casos, os últimos das sete que estavam ‘obrigadas’ a fazê-lo antes da posse administrativa por parte da câmara municipal, o processo de levantamento está a ser feito de forma voluntária e a expensas próprias, ao que o jornal ‘O Vilaverdense’ apurou.

Depois de um longo e burocrático processo, que envolve um litígio irresolúvel entre a câmara municipal e a empresa concessionária do estacionamento à superfície (Sociparques), as últimas esplanadas colocadas em período de pandemia Covid-19 em zona concessionada estão a ser levantadas este Verão.

Aliás, o timing escolhido levantou críticas, embora decorra das obrigações e dos prazos legais, como justificou a câmara municipal de Vila Verde.

O tema não é pacífico, havendo quem defenda que as esplanadas «dão vida à vila». Outros queixam-se de «discriminação», uma vez que os prazos para levantamento foram diferentes. E, na maioria dos casos, questionam o facto de ter ocorrido em período estival.

A câmara municipal diz-se de «mãos atadas», uma vez que está ‘presa’ a uma concessão que vai estender-se, pelo menos, até Setembro de 2027.

Ao que o jornal ‘O Vilaverdense’ apurou, o município tenta negociar um acordo para que se torne possível voltar a instalar as esplanadas, «dentro de regras e regulamentos claramente definidos».

No entanto, é pouco crível que aconteça antes do fim da concessão, uma vez que o enredo jurídico dificilmente permitirá qualquer acordo.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE