SOCIEDADE (Destaque)

SOCIEDADE (Destaque) -

“Madre Aguiar” celebra 110 anos de uma vida dedicada ao ensino

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Maria Helena Saraiva de Aguiar, a ‘Madre Aguiar’, celebrou esta quinta-feira (02 de novembro), 110 anos de vida. Nascida a 02 de novembro de 1913, em S. Tomé e Príncipe, celebrou mais um ano de vida na companhia de familiares e amigos.

A sua infância foi partilhada entre Braga, onde vivia sua avó paterna e uma tia, por quem tinha uma ternura que nunca esqueceu, e Lisboa, onde fez a sua formação artística.
Foi no Conservatório dessa cidade que, com apenas 17 anos, concluiu, com 20 valores, o seu Curso Superior de Piano.
Depois, na Congregação de Sta. Doroteia, onde professou, dedicou-se ao ensino de piano.
Atualmente, reside no Colégio de Nossa Senhora da Paz, no Porto, onde desempenhou o cargo de professora ao longo de seis décadas, interrompido após a chegada da pandemia.

Gosta de criar laços de amizade
Mulher de criar laços de amizade, tal é o seu jeito de cativar e de simpatia, ainda até há cerca de um ano gostava de se manter informada das realidades sociais, políticas e culturais da actualidade. Todos os dias, para lá das suas obrigações religiosas e comunitárias, nunca adormecia sem gastar algumas horas na leitura de revistas e livros de muitos e variados temas, escritos em francês, espanhol e, naturalmente, português.

Presença assídua em acontecimentos familiares
Nunca faltou a nenhum acontecimento da família. Casamentos, baptizados, comunhões, funerais e até nos aniversários dos mais novos faz questão de estar presente. Muita das vezes era ela, com a sua boa disposição, quem animava as festas, tocando e cantando composições para as quais escrevia textos apropriados e com imensa graça.

Pizza e coca-cola fizeram parte da ementa de aniversário

De acordo com um dos seus primos, Carlos Alberto Aguiar Gomes, ontem, o jantar incluiu, “obrigatoriamente” duas iguarias às quais a aniversariante nunca diz não – pizza e coca-cola.
Se alguém achar que isto é comida para os mais novos, desengane-se. Esta idosa é o exemplo de que uma parte da nossa juventude nunca morre.

Lúcida e conversadora, “Madre Aguiar”, aos 110 anos, é uma das mulheres mais velhas do país.

ovilaverdense@gmail.com
Por: Emílio Costa / CO-1179

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.