PAÍS

PAÍS -

Aumento de 18% na oferta de quartos partilhados em Braga

No primeiro trimestre de 2025, a oferta de quartos a arrendar em Portugal subiu em 91%, ao comparar-se com 2024. Os dados são do idealista, que acrescenta que, no trimestre anterior, o aumento da oferta foi de 56%. Embora haja mais quartos a arrendar, os preços também sobem, com 4% de aumento. Em Braga aumentaram 18%.

Coimbra (364%) verificou a maior subida de oferta, seguida pelo Porto (137%), Lisboa (128%), Viseu (72%), Portalegre (65%) e Guarda (53%). Com um aumento expressivo, embora inferior a 50%, destacam-se Bragança (36%), Braga (18%), Aveiro (18%), Viana do Castelo (17%), Setúbal (10%) e Leiria (2%). Em Santarém, a oferta manteve-se estável.

Por outro lado, a oferta diminuiu em Évora (-40%), Ponta Delgada (-37%), Vila Real (-27%), Faro (-26%), Castelo Branco (-24%), Funchal (-21%).

A par da oferta, subiram os preços, em 13 das 19 capitais de distrito ou região autónoma analisada.

No Funchal há a maior subida de preços, sendo os quartos 50% mais caros do que no mesmo período do ano passado. Seguem-se Faro (33%), Aveiro (32%), Setúbal (30%), Évora (23%), Braga (17%), Viana do Castelo (17%) e Portalegre (14%). Com subidas de preço mais moderadas surgem Coimbra (10%), Ponta Delgada (10%), Porto (5%), Vila Real (4%) e Leiria (3%). Já em Santarém e Viseu, os preços mantiveram-se estáveis.

Por outro lado, verificaram-se quebras nos preços em Castelo Branco (-23%), Bragança (-15%), Lisboa (-8%) e Guarda (-5%).

Segundo esta análise, conclui-se que arrendar quartos deixou de ser uma opção apenas para os estudantes, passando a ser uma opção, também, para os jovens nos primeiros anos de trabalho ou, em alguns casos, mais tarde.

Atualmente, o mercado de arrendamento do país faz com que seja difícil arrendar casa, pelo que arrendar um quarto fica como a melhor opção.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE