A Romaria de Nossa Senhora d’Agonia já tem rosto para a edição de 2026. A mordoma Mafalda Brandão é a figura central do cartaz oficial, numa criação da ilustradora Eva Evita que procura traduzir visualmente a identidade, a tradição e a dimensão emocional da maior festa do Alto Minho.
O anúncio foi feito este sábado, destacando uma imagem de Mafalda Brandão em perfil, integrada num conceito artístico que evoca alguns dos elementos mais emblemáticos da Romaria vianense.
Sob o mote “A riqueza, identidade e significado coletivo do AMOR”, o cartaz pretende reforçar a ligação entre a celebração religiosa e popular e o património cultural de Viana do Castelo, sublinhando o papel simbólico da mordoma enquanto expressão da festa e da comunidade.
Em nota divulgada pela VianaFestas, entidade organizadora, é sublinhado que a peça gráfica “traduz visualmente o encontro entre tradição, identidade e emoção”, destacando ainda que a imagem “nasce da representação da mordoma como riqueza simbólica da Romaria d’Agonia, procurando revelar a sua dimensão humana e de fé, cultural e coletiva”.
A Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, considerada uma das maiores manifestações religiosas e culturais do país, decorrerá entre 15 e 23 de agosto de 2026, voltando a transformar Viana do Castelo num dos principais palcos de celebração popular em Portugal.
Ao longo de nove dias, a cidade deverá acolher milhares de visitantes, numa programação que combina devoção religiosa, etnografia, música tradicional e celebração das raízes minhota e vianense.





