A Campanha de Segurança Rodoviária “Cinto-me vivo”, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP) foram fiscalizados 49.537 veículos, onde se registaram 12.642 infrações, das quais 722 relativas à não utilização dos dispositivos de segurança.
Esta acção teve como objectivo alertar os condutores e passageiros para a importância de utilizarem sempre, e de forma correcta, estes dispositivos de segurança e desenrolaram-se várias operações de fiscalização nas localidades de Lisboa, Albufeira, Beja, Portalegre e Seixal.
No período da campanha, entre os dias 21 e 27 de Junho, registaram-se 2.419 acidentes, de que resultaram 10 vítimas mortais, 48 feridos graves e 719 feridos leves.
As 10 vítimas mortais, 9 do sexo masculino, tinham idades entre 9 e 85 anos.
Os 9 acidentes com vítimas mortais ocorreram nos distritos de Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Santarém, Lisboa, Beja e Faro.
Destes acidentes, as Forças Policiais informam que 3 ocorreram em estradas nacionais, 3 em arruamentos, 2 em itinerários complementares e 1 numa auto estrada.
Para além disso, durante a operação, existiram 5 colisões, envolvendo ao todo 6 veículos ligeiros, 2 veículos pesados, 1 motociclo e 1 ciclomotor, bem como 4 despistes, por parte de 2 veículos ligeiros, 1 motociclo e 1 ciclomotor.
Relativamente ao mesmo período de 2021, verificaram-se mais 420 acidentes, mais 2 vítimas mortais, mais 8 feridos graves e mais 78 feridos leves.