BRAGA

BRAGA -

Mais de 1.000 bombeiros partem à conquista do escadório do Bom Jesus com 30 quilos de equipamento

Mais de um milhar de bombeiros, 250 dos quais mulheres, de 165 Corpos de bombeiros de oito nacionalidades participam na edição deste ano da prova ‘Escadórios da Humanidade’, que decorre no próximo dia 30, ao longo dos 566 degraus dos escadórios do Bom Jesus de Braga, anunciou esta terça-feira a organização.

Organizada pela Associação Família de Elite e pela ADN Eventos Desportivos, com a colaboração da Confraria do Bom Jesus do Monte e da Câmara Municipal de Braga, a ‘corrida’ pelo escadório do Bom Jesus parte, pelas 09h00, do pórtico.

Este ano, a prova – “a primeira prova, em Portugal, que tem como pano fundo um monumento e um símbolo nacional” – conta com a participação internacional de Espanha, Polónia, Roménia, Brasil, Cabo Verde, Alemanha e Inglaterra.

“O prestígio e a dimensão internacional que esta prova alcançou também contribuíram em muito para a promoção e para a classificação do Bom Jesus de Braga como património Mundial da Unesco”, afirma a organização em comunicado.

Os bombeiros portugueses, bem como os colegas estrangeiros destacam a prova como “referência mundial pela sua enorme complexidade e dificuldade, pela capacidade de superação que os atletas têm de demonstrar quer a sua destreza física, mas também psíquica, que determina um final de prova muito doloroso para todos”.

O desafio consiste na subida dos 566 degraus dos escadórios do Bom Jesus em contra-relógio e equipados com o equipamento completo de protecção individual de bombeiro (casaco de fogo, botas, calças, cogula, luvas, capacete e Aparelho Respiratório circuito aberto ‘ARICA’), com um peso total de 30 quilos, no menor tempo possível. A distância a percorrer é de 615 metros, com um desnível positivo de 116 metros.

Este ano mais uma vez realiza-se a 2ª Bênção Nacional de Capacetes, uma iniciativa nunca feita antes em Portugal, presidida pelo sacerdote Ricardo Fonseca, também ele bombeiro.

O evento conta com o apoio institucional da Unesco, da Liga dos Bombeiros Portugueses e dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE