O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse este domingo que mais de um milhão e 250 mil pessoas passaram pela cidade durante os cinco dias da Romaria d’Agonia que termina à noite com o número Praça da Música.
Em declarações aos jornalistas, no final do cortejo histórico etnográfico, que durante mais de três horas percorreu as principais ruas da cidade, Luís Nobre adiantou que a este momento emblemático das festas assistiram 170 mil pessoas.
“Tivemos na romaria, que ainda não terminou, mais de 1.250.000 de pessoas. Hoje, no cortejo histórico etnográfico tínhamos mais 170.000 pessoas a assistir. São números absolutamente impressionantes”, afirmou o autarca.
Para Luís Nobre, trata-se de “um número absolutamente fantástico, de uma festa fantástica porque todos os vianenses participaram mesmo nesta parte final”, depois de horas depois de mais de um quilómetro do percurso.
Salientou a participação de muitos vianenses e turistas nacionais, também de muitos espanhóis, turistas da Bélgica, Estados Unidos, Islândia.
“De facto, as festas têm um carácter, uma dimensão, uma amplitude absolutamente internacional e, naturalmente, só é possível porque há um facto importante nesse dia que os vianenses além de sentirem e viverem, estão comprometidos e servem a nossa romaria”, sublinhou.
Nobre adiantou que os números avançados são os primeiros dados do levantamento que o município está a realizar este ano, pela primeira vez, para avaliar o impacto económico das festas.
“São números que orgulham qualquer presidente de câmara. Depois de dois anos de interrupção, os vianenses concretizaram, com toda a excelência, e por isso é afirmada com a maior romaria de Portugal”, observou.