Foi sob o signo da «liberdade, igualdade, democracia e felicidade» que foi inaugurada esta tarde a exposição ‘Vila Verde veste-se de Abril’. Foi perante os autores de ‘tamanha obra’, os alunos dos agrupamentos de escolas do concelho, que a presidente da câmara municipal, Júlia Fernandes, destacou «esta linda obra, feita pelas vossas mãos, que mostra a Vila Verde e a quem nos visita a importância desta data para o nosso país e para cada um de nós».
Com animação musical pelo Colégio D. João de Aboim, pelas concertinas da EPATV e pela ‘bombástica’ da Casa do Povo de Vila Verde, a tarde de sol deu ainda mais brilho à inauguração da iniciativa, que reúne mais de 1500 cravos ‘gigantes’ espalhados pelos jardins, praças, ruas, avenidas e rotundas de Vila Verde e da Vila de Prado.
Este é mais um dos momentos marcantes das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Vila Verde, que, ao longo de Abril, conta com 25 iniciativas e, o longo do ano, «ultrapassará as 50 iniciativas».
500 leds iluminados
A autarca anunciou ainda que na noite de 24 para 25 de Abril cerca de 500 cravos serão iluminados com 500 leds, para «marcar o dia em que se fez luz e Portugal deixou de estar subjugado a uma ditadura».
Aliás, Júlia Fernandes foi mais longe: «Temos um país livre e democrático, que nos permite escolher, sermos livres e felizes.
A iniciativa encerrou com uma caminhada pela Praça da República, entre a praça do município e a Casa do Conhecimento.
A programação prossegue esta quinta-feira, dia 24 de Abril, com a realização do musical ’25 de Abril de 1974: A Conquista da Democracia e da Liberdade’, pela Academia de Música de Vila Verde. Na quinta-feira, dia 25 de Abril, destaque para a sessão solene, que vai também decorrer na Adega Cultural de Vila Verde.
ovilaverdense@gmail.com