ALERTA (Saúde)

ALERTA (Saúde) -

Mais de 30 urgências de várias especialidades com dificuldades até dia 18

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Mais de 30 urgências de várias especialidades vão funcionar com limitações a partir deste fim-de-semana, até dia 18, anuncia a Direção Executiva do SNS. Admite que a situação é provocada pela recusa dos médicos em fazer horas extraordinárias.

Na região Norte, a DE-SNS aponta dificuldades de funcionamento em 11 serviços de urgência (diversas especialidades), na região Centro são cinco as unidades hospitalares com constrangimentos nas urgências, na região de Lisboa e Vale do Tejo 11, uma no norte alentejano (Portalegre), uma em Évora e duas no Algarve.

Na nota agora divulgada, a DE-SNS admite que o Serviço Nacional de Saúde atravessa um «período crítico da sua existência» e diz que a reorganização da resposta nos serviços de urgência foi imposta pela indisponibilidade de «um número relevante de médicos» para fazerem trabalho extraordinário.

NORTE

No Norte do país, terão dificuldades de funcionamento a urgência médico-cirúrgica do Hospitalar de Chaves, nas especialidades de pediatria e ortopedia, entre hoje e dia 18, com os doentes a serem enviados para Vila Real, e o Hospital de Mirandela, durante toda a semana na cirurgia geral, com os doentes a passarem a ser atendidos em Bragança.

BRAGA

Ainda no Norte do país, o Hospital de Braga vai ter dificuldades de responder na urgência de ginecologia/obstetrícia nos dias 14, 17 e 18 e na cirurgia geral durante toda a semana, à exceção do horário diurno de domingo e do próximo dia 18. No caso da cirurgia gera os doentes serão atendidos no Hospital São João e na ginecologia/obstetrícia as instituições para referenciação são o Centro Hospitalar do Médio Ave, o Hospital de Guimarães, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho e o Hospital São João.

VIANA DO CASTELO E FAMALICÃO

Na Unidade Hospitalar de Viana do Castelo, haverá dificuldades na resposta na urgência de cirurgia geral este sábado e domingo e na noite de dia 17 e todo o dia e noite de 18. Neste caso, os doentes serão atendidos no Hospital Universitário São João (Porto).

No hospital de Vila Nova de Famalicão há dificuldades de resposta na cirurgia geral hoje e no domingo, com a resposta a ser garantida pelo Hospital São João.

Estão ainda previstas dificuldades na resposta no Hospital de Santa Maria Maior – Serviço de Urgência Básica durante toda a semana e no Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade Local de Matosinhos este sábado e domingo e nos dias 17 e 18. Em ambos os casos os doentes encontrarão resposta no Hospital São João.

São ainda apontadas dificuldades de resposta na Unidade Hospitalar da Póvoa do Varzim – Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica hoje e domingo e no dia 18 (doentes atendidos no São João), assim como na Unidade Hospitalar de Vale do Sousa na urgência de ginecologia/obstetrícia (hoje, domingo e nos dias 16, 17 e 18), de pediatria (14, 15, 16, 17, 18) e de cirurgia geral (durante toda a semana). Os hospitais de Santo António e São João são as unidades que cobrirão esta resposta.

Ainda no Norte do país, o Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, terá dificuldades na resposta nas urgências de ortopedia à noite entre hoje e o dia 18, com os doentes a encontrarem resposta no Hospital Santo António (Porto), e na Unidade Hospitalar de Vila da Feira os constrangimentos serão nas urgências ginecologia/obsterícia (noites de 15 e 16 e todo o dia 18), pediatria (noite de hoje e domingo e todo o dia 18) e ortopedia (horário noturno toda a semana).

OVILAVERDENSE@GMAIL.COM

 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.