COVID-19

COVID-19 -

Mais de 35 mil pessoas já têm a vacinação completa no ACeS Gerês-Cabreira

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Gerês-Cabreira vacinou, até esta quinta-feira, 35.774 pessoas com as duas doses da vacina contra a Covid-19, o que representa 34,12% de cobertura.

Há ainda 55.612 pessoas a quem já foi administrada a primeira toma, estando neste momento à espera de completar o esquema de vacinação (51,08%). No total, já foram administradas 91.386 vacinas.

Os dados foram avançados esta quinta-feira pela Direcção do ACeS Gerês-Cabreira, liderada por Nuno Oliveira, num ponto de situação relativo ao número de inoculações e à cobertura vacinal no território abrangido.

«Os dados apresentados indicam uma excelente cobertura vacinal no ACeS Gerês-Cabreira, evidenciando o cumprimento do plano de vacinação conforme preconizado, o que muito nos orgulha», refere.

Sublinha que «a obtenção destes resultados foi apenas fruto do contributo e esforço dos profissionais do ACeS, que com enorme sentido de serviço público, de dedicação às suas profissões, de compromisso com os utentes, conseguiram que todas as adversidades no processo de vacinação fossem ultrapassadas, para que a região e o país possam o mais breve possível regressar a uma normalidade».

VACINAÇÃO NESTA SEMANA

Segundo Nuno Oliveira, os centros de vacinação do ACeS Gerês-Cabreira «trabalharam esta semana sem filas de espera, mesmo em dias em que a capacidade de vacinação se excedia em 80%», sendo que para isso «foi necessário aumentar os recursos humanos e agilizar os procedimentos».

«Esta quarta-feira, estavam agendados pelo portal central e pelo agendamento local um total de 1.832 utentes para vacinação. Para além destes, estamos a atender os utentes que aparecem sem marcação, assim como os maiores de 45 anos e os que necessitavam da segunda dose da Vaxzevria (ex-Astrazeneca), que estão a ser antecipadas das 12 para as 8 semanas de intervalo», refere.

Para esta quinta-feira, a previsão de atendimento é de 2.458 pessoas.

«Para que se evitassem filas de espera, a acumulação de utentes e para que os serviços estivem dotados de capacidade de resposta, foi necessário aumentar os recursos humanos e agilizar os procedimentos necessários, com muitos profissionais a fazer turnos alargados, chegando às 12 horas de trabalho seguidas», frisa.

O ACeS Gerês-Cabreira abarca os concelhos de Amares, Terras de Bouro, Vila Verde, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso, num total de 107 mil utentes.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE