SAÚDE

SAÚDE -

Mais de 7 mil elementos das forças de segurança e mais de 11 mil bombeiros já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

«Mais de 7 mil elementos das forças de segurança e mais de 11 mil bombeiros já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, dando assim cumprimento ao definido no plano de vacinação para funções essenciais do Estado». A informação foi avançada esta sexta-feira, em nota enviada, pelo Ministério da Administração Interna.

O processo de vacinação de 15 mil bombeiros teve início no passado dia 11 de Fevereiro e foram já vacinados «11.061 bombeiros».

Em comunicado, pode ler-se que «dada a dimensão operacional do transporte pré-hospitalar que executam (bombeiros), desempenham uma função essencial do Estado e por isso estão a ser vacinados ao longo de duas semanas. A ordem de vacinação destes bombeiros foi definida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil com base em critérios operacionais e abrange o universo de voluntários, sapadores e municipais».

FORÇAS DE SEGURANÇA

A vacinação dos elementos das Forças de Segurança – 10 mil da Guarda Nacional Republicana (GNR) e 10 mil da Polícia de Segurança Pública (PSP) – teve início no passado sábado, 13 de Fevereiro, e prolonga-se por quatro semanas.

«Até ao final do dia de ontem, já tinham sido vacinados 3.418 elementos da GNR e 3.638 elementos da PSP».

Na mesma nota, o Ministério da Administração Interna explica que o «planeamento deste processo de vacinação foi elaborado de forma articulada entre a GNR e a PSP, coordenado pelo Ministério da Administração Interna». A ordem dos elementos a vacinar foi definida pela GNR e pela PSP, com base em critérios operacionais – priorizando militares e agentes na linha da frente e mais expostos aos riscos do Coronavírus – e também critérios de saúde – com prioridade a elementos que sofrem das comorbilidades/patologias listadas pela Direcção Geral de Saúde».

A vacinação dos militares e agentes está a ser efetuada nos centros de saúde, sendo que «de forma a aliviar a pressão sobre os serviços de saúde na região de Lisboa e Vale do Tejo, foi montado um centro de vacinação conjunta para os guardas e polícias desta área».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.