A prova “Escadórios da Humanidade”, organizada pela “ADN Eventos Desportivos” e pela Associação Família de Elite, conta com as inscrições de mais de meio milhar de bombeiros de 100 corporações nacionais e de 8 nacionalidades (Portugal, Espanha, França, Polónia, Luxemburgo, Brasil, Cabo Verde e Alemanha).
Esta iniciativa vai decorrer durante a manhã do dia 24 de Setembro, sábado, no Bom Jesus de Monte em Braga.
O evento tem início às 8h30 com a concentração de bombeiros e início das provas às 9 horas.
Esta edição promete «mais uma vez surpreender pelo número de recordes já alcançados», mesmo antes da sua realização, sendo cada vez mais internacional, «conforme comprovam as inscrições de participantes de diversos pontos do mundo».
Para além disso, a organização refere que «o prestígio e a dimensão internacional que esta prova alcançou também contribuíram em muito para a promoção e para a classificação do Bom Jesus de Braga como património Mundial da Unesco».
Os bombeiros portugueses, bem como os colegas estrangeiros destacam esta prova como «referência mundial» pela sua complexidade e dificuldade e pela capacidade de superação que os atletas têm de demonstrar quer a sua destreza física.
Esta prova consiste na subida dos 566 degraus dos escadórios do Bom Jesus em contrarrelógio e equipados com o equipamento completo de proteção individual de bombeiro (Casaco de fogo, botas, calças, cogula, luvas, capacete e Aparelho Respiratório circuito aberto “ARICA”), no menor tempo possível, com a distância de 615 metros, com um desnível positivo de 116 metros.
«É um exercício de superação para os todos os bombeiros, quer portugueses, quer estrangeiros que vão testar os seus limites e demonstrar a forma como se preparam para a sua missão ao disputar esta difícil prova», aponta a organização.