Cumpriu-se, esta manhã de domingo, a 5ª edição da ‘mítica’ Subida à Santa Engrácia em Bicicleta, prova que decorreu em Gême, Vila Verde, e contou com 64 participantes.
Trata-se da cronoescalada mais exigente e desafiante da zona Norte, conta com 900 metros de inclinação média de 17%, com algumas secções do percurso a marcarem 21% de inclinação máxima.
Desde o centro da freguesia até ao renovado Monte de Santa Engrácia, são 900 metros de puro músculo, adrenalina e resistência. Os participantes efectuaram duas subidas, uma de qualificação e a segunda sendo a que decidiu a classificação final.
RESULTADOS
Consulte (aqui)
CARÁCTER SOCIAL
«para além da vertente desportiva, apostou-se na vertente social com a realização de uma caminhada, que contou com cerca de 60 pessoas, as quais ofereceram, como inscrição, um bem alimentar, revertendo para o Centro Social de Parada de Gatim», assinalou Paulo Gonçalves, organizador da prova, em declarações ao jornal “O Vilaverdense”.
O organizador mostrou-se satisfeito com a realização da iniciativa, a qual tem também como objectivo trazer atletas de outras localidades (este ano, vieram de zonas como Coimbra, Lixa, Porto), para «admirarem o excelente parque que aqui temos», referiu.
«Para o ano, queremos conseguir melhor», é a vontade de Paulo Gonçalves.
O evento conta com os apoios da junta de freguesia de Gême e da Câmara Municipal de Vila Verde.
CAMINHADA
Além da competição, a iniciativa congregou momentos de descontração, lazer e convívio. No local esteve instalado um espaço de cycling e foi realizada uma aula de zumba, além de uma caminhada pela zona alta, de cerca de 5 km.
No final, com a colaboração da junta de freguesia de Gême, foi oferecido um lanche a todos os presentes.
ovilaverdense@gmail.comPor Emílio Costa (CO 1179)