BRAGA - Manuel Caldeira Cabral passa a integrar Conselho Estratégico da InvestBraga

BRAGA -
Manuel Caldeira Cabral passa a integrar Conselho Estratégico da InvestBraga

O ex-ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral é um dos novos membros do Conselho Estratégico da InvestBraga.

Carlos Oliveira, que até recentemente dirigiu a InvestBraga, Agência para a Dinamização Económica de Braga, que actua como o braço económico do município é outro novo membro daquele Conselho.

Na reunião, que decorreu esta terça-feira, o Conselho Estratégico decidiu igualmente propor a adesão do Centro Regional de Braga da Universidade Católica e do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave como membros deste órgão, convite que será agora formalmente endereçado a ambas as instituições de ensino superior.

PUBLICIDADE

A nomeação de Carlos Oliveira e de Manuel Caldeira Cabral como novos membros do Conselho Estratégico foi um dos pontos centrais do encontro que contou com a presença de Ricardo Rio, presidente da InvestBraga e da Câmara Municipal

REFORÇAR COMPETITIVIDADE

Em análise esteve também o papel do Conselho Estratégico no horizonte 2019-2021 para “reforçar a competitividade das actividades económicas, atrair investimentos e impulsionar o crescimento económico e para continuar a colocar Braga no radar do investimento da economia nacional e internacional”.

Nesta primeira reunião do ano, o Conselho aprovou a revisão do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico de Braga, que contava já com 80 por cento das suas acções concluídas. A revisão do plano teve em conta as alterações conjunturais e estruturais registadas nos últimos anos no Concelho que possui agora “uma economia de futuro, assente na inovação, no capital humano e no conhecimento enquanto motores deste crescimento económico que gera riqueza e bem-estar”.

Ricardo Rio sublinhou o trabalho realizado pela InvestBraga que se “tem materializado com a captação de investimentos, a criação de postos de trabalho e com a criação de novas empresas”.

AFIRMAÇÃO ECONÓMICA

“Braga tem estado a crescer e isso é fruto do trabalho das empresas e da colaboração entre todas as instituições que integram este Conselho Estratégico”, referiu o autarca, notando que a InvestBraga assume-se actualmente como “a principal ferramenta no apoio ao desenvolvimento económico do concelho”.

Segundo Rio, a afirmação da capacidade económica de Braga tem sido possível graças ao trabalho de parceria e de auscultação dos diversos agentes. “Com base numa visão sustentada e com consciência dos passos a dar, percebemos as aspirações e objectivos dos agentes do território e temos conseguido articulá-los num ambiente propício para que os resultados positivos surjam” sublinhou.

Com perspectivas de crescimento “muito optimistas”, neste novo ano “Braga espera ter o mesmo ritmo de crescimento do emprego e um volume mais acelerado dos negócios e exportações, com os cidadãos a beneficiarem de oportunidades económicas reforçadas e de um mais fácil acesso ao mercado de trabalho”, garantiu Ricardo Rio.