A jovem piloto vilaverdense Mariana Machado, do Programa “Skywalker Young Guns”, foi escolhida para integrar o programa da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) – “The Girls on Track Rising Star” que decorre este ano, sob a alçada da FIA Women in Motorsport Commission.
A jovem vilaverdense consegue assim uma oportunidade para poder continuar a desenvolver o seu percurso, acrescentando o seu nome na história do Desporto Automóvel Português.
PROJECTO
Este projecto visa seleccionar por todo o mundo um leque de pilotos femininas com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos, que serão avaliadas e testadas, em que a melhor garante, em 2021, uma época inteira no Campeonato FIA de Fórmula 4, integrada na Ferrari Driver Academy, uma estrutura sob alçada da equipa de Formula 1 – Scuderia Ferrari.
Contando, igualmente, com o apoio de marcas e estruturas muito relevantes do desporto automóvel a nível internacional, como a Pirelli, o Circuito de Paul Ricard, a Winfield Racing School ou a Praga, o Programa é mais uma aposta da FIA para transformar o desporto e ajudar a consolidar o lugar das mulheres neste meio.
No total foram seleccionadas 20 pilotos de 16 países, que participarão em quatro etapas: um “Shoot Out” para conhecer todas as pilotos, dois “Training Camps”: um de Karting e outro de Formula 4, e por último um “Training Camp” com a Ferrari Driver Academy, que contará somente com as quatro melhores pilotos apuradas. Após estas quatro fase,s será escolhida a piloto que fará a época de 2021 de F4.