A Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, afirmou este sábado que o desconfinamento começará pelas escolas e aponta que o Governo já manifestou essa intenção.
No encerramento de um fórum promovido pela Juventude Socialista, onde participou a título pessoal, Mariana Vieira da Silva respondeu a várias intervenções sobre o encerramento dos estabelecimentos de ensino.
«Não é por acaso que se procurou evitar o encerramento das escolas até ao limite do possível e que o Governo também já disse que é precisamente pelas escolas que recomeçará o desconfinamento», disse.
A Ministra da Presidência assinalou ainda que actualmente, «apesar de as escolas estarem fechadas, são servidas cerca de 18% das refeições normais de um período de não encerramento», o que «não é um valor assim tão pequeno», salientou.
«Neste encerramento de escolas incluíram-se medidas que não existiram no primeiro, nomeadamente a possibilidade de alunos com terapias adicionais e com necessidades educativas especiais continuarem a ir à escola presencialmente», acrescentou.
REABERTURA DAS ESCOLAS
Sobre a possibilidade das escolas reabrirem, a Ministra destacou ser «prematuro falar para esta próxima quinzena de desconfinamento, nomeadamente em matéria de escolas».
Os estabelecimentos de ensino encerraram a 22 de Janeiro, primeiro com uma interrupção lectiva de duas semanas e posteriormente com aulas em regime à distância.