A União de Freguesias de Marrancos e Arcozelo uniu-se esta manhã para a inauguração do Parque de Merendas da Senhora da Guia, localizado no alto do monte sobranceiro à freguesia. Um «sonho» tornado realidade, «graças à união de esforços», numa área que «é de todos» e que permitirá «bons momentos de partilha e convívio», sublinharam os diversos intervenientes na cerimónia de inauguração que juntou a população local, em dia de Nossa Senhora da Guia.
O projeto, concretizado nos últimos anos (por fases), está localizado no alto da Senhora da Guia, onde pontua a capela e a zona desportiva da freguesia de Marrancos. Compreende uma ampla área verde e de sombras, com mesas de piquenique em pedra, cozinha e churrasqueira (exterior), casas de banho e área de logística.
Oitenta mil euros depois, a obra foi inaugurada com a pompa que o momento merece. «É um espaço para todos, sem exceção, ao dispor da freguesia (Arcozelo e Marrancos)», destacou o autarca local, Manuel Alves, realçando o apoio da câmara municipal e das entidades da freguesia.
A zona envolvente ainda vai acolher uma zona de recreio, para a prática de jogos tradicionais (malha, petanca e outros), «que vai ser instalada logo que possível», revelou. E lembrou que a zona ainda vai ficar melhor servida «quando for instalado o relvado sintético» no campo de futebol ‘pelado’ que ocupa a área envolvente.
UNIÃO
«Este é um espaço diferente, o resultado do esforço de todos», destacou o pároco local, Sandro Vasconcelos, para quem foi importante «a união de esforços. Juntos somos mais fortes». Assinalou ainda a presença de habitantes de Arcozelo na cerimónia. «É sinal que estamos unidos», referiu.
Aliás, a presidente de câmara municipal, Júlia Fernandes, discursou pelo mesmo diapasão: «Juntos, unidos, vamos conseguindo concretizar objetivos», realçou. Aliás, referiu a importância do «trabalho em rede».
Quanto à obra, assinalou «a excelência» do espaço. «É uma zona excelente para partilhar, conviver e interagir», disse.
SINTÉTICO
Em jeito de remate, a autarca fez questão de assinalar «as promessas feitas. Somos gente de palavra e, logo que saiam os projetos do 2030, vamos avançar com a requalificação do campo de jogos, apoiando a instalação do relvado sintético e infraestruturas».
A autarca não se quis comprometer com datas, mas deixou claro: «honramos a nossa palavra e será logo que possível».
Ao som do rancho folclórico de Marrancos, a cerimónia prosseguiu com um almoço-piquenique coletivo, com porco no espeto e outras iguarias, para animar o dia festivo.
ovilaverdense@gmail.com