VILA VERDE

VILA VERDE -

Marrancos voltou a recriar espadelada de linho à moda antiga

O espaço exterior do Museu do Linho, em Marrancos, voltou, este sábado, a servir de palco para nova edição da recriação da espadelada de linho à maneira antiga.

Trajadas a rigor, com os utensílios próprios e seguindo aquilo que se fazia antigamente, várias mulheres demonstraram, ao som de cantigas tradicional, este processo de trabalhar o linho.

Para a presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes, que se juntou à iniciativa, este é um dos momentos mais “icónicos” da programação da Rota das Colheitas, tendo um “enorme rigor histórico” e “representando exatamente a tradição”.

“É um expoente daquele que é o espírito da Rota das Colheitas, que permite recordar aos mais velhos aquilo que era a sua infância e dar a conhecer estas práticas aos mais jovens”, sublinhou a autarca.

A animação foi garantida pelo Rancho Folclórico de Marrancos, numa iniciativa que contou também com o envolvimento da Associação Recreativa e Cultural de Marrancos, no âmbito das comemorações do 11º aniversário do Museu do Linho e do Mundo Rural.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE