Sobe para 51 o número de mortos devido às inundações na província de Valência, em Espanha, avançam as autoridades no local.
A informação foi avançada esta manhã pelo Centro de Coordenação Operativa Integrado do Ministério do Interior, que recolhe informações de vários centros de segurança e emergências.
Às primeiras horas da madrugada, o presidente da Generalitat Valenciana, Carlos Mázon, falava de «múltiplas vítimas», sem confirmar com segurança quantos, alegando a necessidade de informar primeiro as famílias das vitimas.
As chuvas torrenciais de ontem, provocadas por uma frente fria que atravessou o sul e o leste do país, inundaram várias localidades, levando as autoridades das áreas mais atingidas a aconselhar os cidadãos a ficarem em casa e evitarem todas as viagens não essenciais.
De resto, o apelo nesse sentido voltou a ser feito às primeiras horas da manhã de hoje, via SMS, a todos os residentes nas áreas mais atingidas, como os distritos de Plana d’Utiel-Requena, Foia de Bunyol, Ribera e vários municípios de Horta Sud.
A tempestade Dana assolou sobretudo os bairros do centro e parte da área metropolitana de Valência, obrigando à suspensão de aulas e atividades desportivas em vários municípios, assim como ao encerramento de parques e jardins.
A autarquia de Valência abriu as portas ao Complexo Petxina, que está a funcionar como centro de acolhimento para pessoas que não têm acesso às suas casas ou que foram obrigadas a sair, devido às inundações.
ovilaverdensde@gmail.com
https://twitter.com/MeteoHellin/status/1851253846019801105
Complicado rescate a un camionero tras quedarse atrapado en una zona inundada en Valencia https://t.co/yevbuLeQjr pic.twitter.com/rMNXTOIWRJ
— EL MUNDO (@elmundoes) October 29, 2024
En Murcia caen más de 200 litros por metro cuadrado
▶️https://t.co/CMTUIGXtjL https://t.co/0cmq4GsZ5w
— RTVE (@rtve) October 29, 2024