VILA VERDE (Dia Internacional do Idoso)

VILA VERDE (Dia Internacional do Idoso) -

Médica Fátima Peixoto foi apresentada como ‘Provedora do Idoso’ de Vila Verde

A médica Fátima Peixoto assumiu, esta manhã, o cargo de Provedora do Idoso de Vila Verde, no âmbito de um protocolo de cooperação entre o município e a Comissão de Proteção do Idoso. «Proponho que se forme um grupo de dois voluntários por freguesia para sinalizar casos de necessidade de intervenção», propôs a provedora, na sua primeira intervenção.

Numa sessão que se iniciou com a atuação da Academia Sénior de Vila Verde, os diversos intervenientes sublinharam a ‘crise da natalidade’ e o envelhecimento da população, a somar ao aumento da esperança média de vida.

Urge, por isso, atender ao «envelhecimento demográfico e redução da natalidade. São problemas e desafios para um envelhecimento ativo», vincou o presidente da Comissão de Proteção do Idoso, Carlos Branco. Nesse sentido, entende que é «importante estar atento e agir face à mudança de paradigma».

«Vila Verde tem uma das maiores esperanças média de vida de Portugal», revelou Júlia Fernandes, pelo que – para a autarca – «é preciso ter uma nova abordagem». A aposta passa por «reforçar os projetos de envelhecimento ativo e participativo».

Por isso, o provedor do idoso «será um apoio fundamental para o trabalho que queremos desenvolver. Ajudará a realizar o rastreio de situações problemáticas, tanto a nível de saúde, habitação, segurança e combate à solidão».

A propósito, a autarca recordou que já estão em marcha «uma série de programas para manter os idosos ativo, da hidroginásrica à dança, atividades lúdicas e recreativas», destacando «o papel das IPSS´s, das juntas e de outras entidades do concelho».

O projecto piloto de Vila Verde “Idade Maior” é outro dos exemplos que a autarca apontou, que passa por identificar e acompanhar com visitas regulares realizadas pela Cruz Vermelha Portuguesa, Município, Forças de Segurança e da área da Saúde».

FÁTIMA PEIXOTO PEDE APOIO DE TODOS

«Importa olhar para a frente e caminhar juntos com a Comissão de Proteção do Idoso», sublinhou Júlia Fernandes.

Assim, surge – «em complemento» – a figura da Provedora do Idoso, cargo que é assumido pela médica e ex-vereadora vilaverdense Fátima Peixoto. «É uma pessoa idónea, integrada e que conhece a realidade, disponível, sensível, comunicadora e que sabe estabelecer pontes», referiu a autarca.

Médica durante muitos anos na Portela do Vade, «é uma defensora dos direitos dos idosos».

«Nos últimos 10 anos, registou-se um aumento de 22% de idosos no concelho. Isto quer dizer que é bom viver em Vila Verde, que a esperança de vida aumenta. Isso traz responsabilidade», assinalou Fátima Peixoto.

Com «28% da população idosa acima dos 75 anos», a provedora sublinha a importância de reforçar a «segurança, maior qualidade de vida e mais direitos».

E olha para a sociedade civil como importante no apoio ao trabalho que agora inicia. «Pedimos apoio para identificar casos de solidão e outras situações de necessidade. «Proponho que se forme um grupo de dois voluntários por freguesia para sinalizar casos de necessidade de intervenção».

Na sua ótica, «será um apoio fundamental para o trabalho do provedor».

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE