JUSTIÇA –

JUSTIÇA – -

Médico de Barcelos confessa ter recebido 2500 euros para tentar arranjar emprego a enfermeira

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Um médico, que pertencia aos quadros do Centro de Saúde de Barcelos, e que esta quarta-feira começou a ser julgado no Tribunal Judicial de Braga,  confessou ter recebido 2.500 euros para influenciar um concurso interno e assim arranjar emprego para uma enfermeira.

Afonso Martins Inácio ressalvou, na ocasião, que nada fez, em concreto, para executar o pedido, isto é, para conseguir o trabalho para a enfermeira. Garantiu que, por isso, também não recebeu a segunda fatia do dinheiro acordado, mais 2500 euros.

O clínico está acusado pelo Ministério Público de um crime de tráfico de influência, por alegadamente ter pedido 5.000 euros para aquele fim.

Com a confissão, ainda que parcial, do arguido, o Tribunal dispensou a audição das testemunhas e passou às alegações finais, nas quais o magistrado do MP solicitou a sua condenação pelo crime de tráfico de influências, enquanto a defesa argumento que, como o arguido nada fez para concretizar o pedido da enfermeira, “não houve crime” pelo que – concluiu – “deve ser absolvido”.

A ter havido crime – sustentou – este teria assumido a forma de burla, mas, como não houve queixa da lesada por esse facto, e o prazo já prescreveu, o seu constituinte não pode, por ele, ser julgado.

Na acusação, o Ministério Público (MP) considerou indiciado que “tudo não passou de um estratagema para extorquir dinheiro à vítima”, e que o arguido, sabendo que um seu doente tinha uma filha enfermeira que há muito procurava emprego, disponibilizou-se para “encetar as suas influências” junto da Administração Regional de Saúde do Norte.

O objetivo era o de que ela fosse uma das enfermeiras a admitir no  âmbito de um concurso que estava a decorrer para contratação de novos profissionais.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.