Chegou a Ponte de Lima o espólio bibliográfico doado pelo médico Nuno Manuel Perestrelo Marinho Pereira de Araújo Pimenta ao Município.
«Trata-se de um valiosíssimo espólio constituído por uma vasta biblioteca com cerca de 17.000 livros, entre os quais se encontram obras raras de autores limianos, para além de grandes clássicos portugueses, desde a antiguidade até à atualidade», revela a autarquia, em nota enviada à nossa redação.
Salienta, ainda, uma coleção de jornais editados em Ponte de Lima e uma coleção de cerca de 700 postais de Ponte de Lima.
O benemérito, natural de Ponte de Lima, cedo rumou para Coimbra onde concluiu os estudos de medicina e onde exerceu a sua profissão de psiquiatra. Residiu, em Condeixa-a-Velha, numa acolhedora casa de família, e aí concentrou a sua biblioteca e as várias coleções que foi organizando ao longo da sua vida, que agora se encontram em Ponte de Lima, cumprindo-se, desta forma, a sua vontade.
«O espólio, cujo valor informativo é incalculável para todos aqueles que se dedicam ao estudo sobre o concelho de Ponte de Lima, será objeto de tratamento técnico de modo a estar disponível à comunidade com a maior brevidade possível», conclui a autarquia.
ovilaverdense@gmail.com