Torcato Meira, Médico Neurorradiologista da ULS Braga, recebeu o Prémio MSD de Investigação em Saúde, pelo projeto inovador “Memória social e respetivo substrato neural no envelhecimento”. A distinção é concedida pela MSD, valorizando um estudo pioneiro que pretende aprofundar a compreensão das alterações cognitivas associadas ao envelhecimento, com especial enfoque na memória social dos idosos.
De acordo com nota enviada à nossa redação, o projeto explora, pela primeira vez, a memória social em idosos, através de uma tarefa revolucionária que simula interações sociais num ambiente virtual.
Utilizando imagens de ressonância magnética, o estudo permite monitorizar a atividade do hipocampo durante a interação dos participantes com personagens virtuais, medindo ainda o volume do hipocampo e a carga de lesões na substância branca do cérebro.
A hipótese central é a de que a memória social se deteriora com o avanço da idade, estando possivelmente associado à atrofia e disfunção do hipocampo, bem como a alterações na substância branca.
Destacando-se pela utilização de uma tarefa única, adaptada à população portuguesa, o estudo possibilita uma análise dinâmica e aprofundada de como os indivíduos processam e retêm informações sociais.
Além disso, a investigação pretende avaliar se o uso de antidepressivos – especificamente os inibidores seletivos da recaptação da serotonina – pode atenuar a perda da função de memória social, dados que poderão transformar futuras intervenções terapêuticas e estratégias de prevenção.
ovilaverdense@gmail.com