Médicos juntam-se à greve geral marcada para 3 de junho

O Sindicato dos Médicos do Norte, estrutura filiada na Federação Nacional dos Médicos (FNAM), anunciou esta terça-feira a adesão à greve geral convocada para o próximo dia 3 de junho pela Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP), em protesto contra a reforma laboral e o agravamento das condições de trabalho no Serviço Nacional de Saúde.

Num comunicado assinado pela presidente do sindicato e vice-presidente da FNAM, Joana Bordalo e Sá, os médicos justificam o regresso à luta com o agravamento da situação no setor da saúde.

“A situação não só não melhorou como está a agravar-se”, refere a dirigente sindical, apontando a falta de cerca de 800 médicos de família no Serviço Nacional de Saúde (SNS), deixando aproximadamente 1,6 milhões de utentes sem médico atribuído.

O sindicato sublinha ainda que continuam a verificar-se encerramentos de serviços essenciais, nomeadamente urgências hospitalares, ao mesmo tempo que aumenta a transferência de cuidados de saúde para o setor privado “sem qualquer valorização dos médicos”.

Entre as principais críticas está a possibilidade de alterações à legislação laboral que, segundo a estrutura sindical, poderão traduzir-se em “jornadas até 50 horas semanais como norma, horários desregulados, bancos de horas impostos, vínculos precários e ataques à parentalidade, à contratação coletiva, ao direito à greve e à ação sindical”.

Neste contexto, o sindicato defende que qualquer eventual pacto para a saúde só fará sentido se representar “um verdadeiro compromisso” com o reforço do SNS, dos profissionais de saúde e da capacidade de resposta pública.

“Não pode resumir-se à aprovação avulsa de medidas como incentivos ao trabalho suplementar acima dos limites legais em serviço de urgência, através de pagamentos em blocos de horas”, sustenta o comunicado.

Na semana passada, após a aprovação em Conselho de Ministros do diploma relativo aos incentivos para médicos das urgências, a FNAM já tinha considerado que as medidas apresentadas pelo Governo não resolvem o problema estrutural da falta de profissionais no SNS, acusando o executivo de empurrar os médicos para situações de exaustão.

Na nota agora divulgada, o Sindicato dos Médicos do Norte insiste que o SNS necessita de “investimento sério, equipas completas, vínculos estáveis, salários dignos e condições de trabalho justas”.

“Sem isso, continuará a perder capacidade de resposta e os cidadãos continuarão a perder acesso a cuidados de saúde em tempo útil”, alerta a estrutura sindical.

A greve geral de 3 de junho foi convocada pela CGTP contra as alterações à legislação laboral, após o fim das negociações sem acordo entre o Governo e os parceiros sociais.

[email protected] 

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais