REGIÃO

REGIÃO -

Melgaço reforça apoios à pecuária e apicultura

A Câmara Municipal de Melgaço reforçou o pacote de apoios financeiros para o sector pecuário, que agora abrange também os apicultores, anunciou o vice-presidente da autarquia, José Adriano Lima.

O autarca afirma que o pacote de medidas, além de “fortalecer o compromisso da nossa autarquia com o crescimento sustentável do sector da pecuária”, tem como objectivo “alavancar o aumento da produção, mas também a criação de produtos diferenciados e de valor acrescentado”.

“Ao apoiar a apicultura, promovemos não apenas o crescimento económico dos apicultores, mas também a sustentabilidade ambiental, reforçando o nosso compromisso com a preservação da biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas”, afirma José Adriano Lima.

Para o ‘vice’ da Câmara melgacense “a inclusão do sector apícola reflecte a importância da apicultura para o aproveitamento sustentável do espaço rural e para a preservação da biodiversidade”.

“Para além dos produtos directos da actividade, como mel, cera, pólen, própolis e geleia real, a apicultura desempenha um papel vital na polinização, contribuindo para o equilíbrio ecológico dos ecossistemas e para a produção de culturas agrícolas”, considera.

As ajudas são destinadas a produtores de bovinos, caprinos, ovinos e de suínos, aos produtores de fumeiro e, agora, também aos apicultores do concelho e visam auxiliar com os custos de produção e, especialmente, com os encargos legais associados à saúde e higiene animal, essenciais para garantir a saúde pública e a segurança alimentar.

O apoio financeiro ao sector é agora realizado em seis modalidades distintas, consoante a natureza da exploração pecuária, sendo consideradas elegíveis as seguintes: Exploração de cria de bovinos para produção de carne ou leite; Exploração de engorda de bovinos; Exploração de pequenos ruminantes (caprinos e ovinos); Exploração de suínos; Produção de fumeiro; e Exploração apícola.

As candidaturas decorrem até ao próximo dia 28.

O regulamento está disponível AQUI.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE