Com mais de 20 mercadores, o Mercado de Natal de Guimarães, instalado no Largo Condessa do Juncal, tornou-se um ponto de paragem obrigatório para os amantes do artesanato, gastronomia natalícia e presentes únicos, tendo registado no passado fim-de-semana 25 mil entradas.
Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara de Guimarães, mostra-se “encantado com a resposta entusiástica dos vimaranenses e dos nossos visitantes no primeiro fim-de-semana”.
“O Mercado de Natal, com os seus vários expositores e atmosfera festiva tornou-se um ponto de encontro para celebrar esta época natalícia e acredito que esta dinâmica se reflecte também em toda a cidade, e no seu comércio de rua, dada a procura que registamos durante este arranque”, afirma.
Os stands apresentam uma vasta gama de opções, desde mini panquecas com diversos recheios até à venda de arranjos de Natal, presépios e sacos de tecido têxtil.
Entre os destaques, encontra-se também o artesanato em porcelana fria, decoração natalícia feita com materiais reciclados, crepes variados, licores, produtos derivados do mel, artesanato em couro e cortiça, e velas, sabonetes e cerâmica produzidos artesanalmente, tendo havido a preocupação de não sobrepor com oferta pré-existente dos comerciantes do centro cidade.
Além da variedade de produtos à venda, o Mercado conta com um programa de animação que inclui concertos, teatro e leitura de contos, oferecendo um conjunto de actividades para todas as idades durante os fins-de-semana de Dezembro.