O mercado municipal de Braga recebe, entre 15 e 17 de dezembro, a primeira edição do Christmas Hopen – Braga Beer Festival, que surge como extensão do Hopen, um evento dedicado à cerveja artesanal realizado no verão.
A estreia da iniciativa na quadra natalícia conta com 17 marcas portuguesas e permitirá provar mais de 100 cervejas artesanais, tendo também outras atividades paralelas, como harmonizações e “talks”, além de um programa de animação musical.
“Lançámos o desafio para que fossem apresentadas cervejas de inverno, que são mais fortes e têm um teor alcoólico mais elevado”, explicou Filipe Macieira, da organização, na apresentação do evento.
O responsável sublinhou a importância de a iniciativa permitir “dar retorno financeiro aos produtores”. “Teremos projetos de Lisboa e de Marvão, o que implica custos consideráveis para estarem cá”, sublinhou Filipe Macieira.
O Christmas Hopen pretende também “dinamizar” o mercado municipal. “Este é um espaço que precisa de ser ativado, de ter público novo”, disse o presidente da Associação Empresarial de Braga, Daniel Vilaça.
Já o vereador Altino Bessa considera que se trata do “local ideal” para acolher a iniciativa. “Espero que o festival venha a ser um evento de referência na área da cerveja artesanal no inverno”, frisou o autarca.
A abertura está marcada para sexta-feira, 15 de dezembro, às 17h00. No sábado e no domingo, as portas abrem-se às 12h00. O fecho acontece às duas da manhã, à exceção do domingo, em que o festival termina à meia-noite.