Vila Verde volta a viver, ao longo de fevereiro, a programação do Mês do Romance, que compreende cerca de 50 iniciativas distribuídas durante 29 dias, com o objetivo de valorizar os lenços dos namorados e criar dinamismo económico.
Dividida em cinco semanas temáticas, a programação mantém os mesmos moldes das edições anteriores, com a apresentação de produtos da marca Namorar Portugal, exposições, espetáculos musicais, desfiles, workshops e outras atividades, que envolvem uma centena de parceiros.
A edição deste ano integra também duas inaugurações, a primeira da Casa dos Saberes e dos Sabores no dia 13 e a segunda, no último dia do mês, de uma escultura de Maciel Cardeira de homenagem às bordadeiras, que será colocada na Praça do Município.
“Esta é uma programação intensa, inspirada no nosso ícone identitário, o lenço dos namorados, que pretende posicionar Vila Verde como destino turístico de excelência e combater a sazonalidade”, afirmou a presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes, esta quarta-feira, na apresentação da iniciativa.
A autarca lembrou que o Mês do Romance, embora esteja sobretudo centrado em Vila Verde, vai também alargar-se a outros concelhos, nomeadamente Braga, Porto, Monção e Cabeceiras de basto, procurando levar as tradições vilaverdenses além-fronteiras.
“Teremos 24 novas linhas de produtos Namorar Portugal para lançar, 15 workshops para oferecer a todos aqueles que pretenderem apreender a bordar ou a pintar, por exemplo, além de 15 iniciativas de âmbito cultural e desportivo”, sublinhou Júlia Fernandes.
Uma das novidades é a realização do torneio de padel “Mike Davis Cup”, promovido pelo Great Padel, que acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro.
A Gala Namorar Portugal, que compreende o 20º Concurso Internacional de Criadores de Moda, a 14 de Fevereiro, Dia de São Valentim, volta a ser o ponto principal do Mês do Romance.
“A partir do nosso ex-libris, o lenço dos namorados, damos o mote para valorizar a tradição, atrair visitantes ao nosso território e dinamizar a economia, afirmando Vila Verde como a terra onde o amor acontece”, frisou Júlia Fernandes.