RELIGIÃO

RELIGIÃO -

Milhares de peregrinos chegam a Fátima com muita fé

A Peregrinação Internacional de maio ao Santuário de Fátima tem início esta segunda-feira e será a primeira a acontecer após o falecimento do Papa Francisco e a eleição do novo pontífice, Leão XIV – acontecimentos que deverão marcar simbolicamente as celebrações deste ano. A cerimónia será presidida pelo cardeal brasileiro Jaime Spengler.

Spengler, arcebispo de Porto Alegre, lidera a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e também o Conselho Episcopal Latino-Americano. Foi nomeado cardeal por Francisco em dezembro de 2024 e participou no conclave que, na passada quinta-feira, elegeu o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como novo Papa.

As cerimónias da peregrinação de 12 e 13 de maio, que assinala os 108 anos desde as aparições na Cova da Iria e que deverá reunir milhares de fiéis, têm início às 21h30 desta segunda-feira. A abertura será feita com a recitação do terço na Capelinha das Aparições, seguida da tradicional procissão das velas e da Celebração da Palavra, que decorrerá no recinto do santuário.

Na terça-feira, o programa continua com a recitação do terço às 09h00, também na Capelinha, seguida, a partir das 10h00, da Missa, que incluirá a bênção dos doentes e terminará com a simbólica Procissão do Adeus.

DISPOSITIVO DE SEGURANÇA

Para assegurar a segurança de todos os participantes nesta que é a primeira Peregrinação Internacional Aniversária de 2025, a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) estão a implementar operações especiais.

A GNR terá cerca de 240 militares destacados para a operação, reforçando o patrulhamento nas principais vias de acesso a Fátima, assim como nas áreas circundantes ao Santuário.

Por sua vez, a ANEPC vai mobilizar mais de 300 operacionais, incluindo 170 bombeiros de diferentes corporações da região. Estes recursos estarão estrategicamente posicionados para prestar apoio e socorro aos milhares de peregrinos esperados.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE