EUROPA

EUROPA -

Milhares de sérvios nas ruas contra o Governo

Centenas de milhar de pessoas manifestam-se este sábado no centro de Belgrado contra o Governo e a corrupção na Sérvia. Os manifestantes acusam ainda o Presidente da Sérvia de ter laços com o crime organizado, de silenciar os órgãos de comunicação social e de oprimir os oponentes políticos.

Com bandeiras, apitos e pins com a figura de uma mão ensanguentada – o símbolo do movimento que adoptou o slogan ‘A corrupção mata’ – os manifestantes vieram de diversos arredores da capital sérvia.

Grupos de motociclistas, veteranos e o serviço de segurança estudantil, que assegura a segurança do movimento desde o início, já se encontravam no centro da cidade ao meio-dia, para evitar qualquer agitação.

Os manifestantes chegam a pé, de bicicleta ou de tractor, vindos de toda a Sérvia.

Dezenas de agricultores com os seus tractores chegaram também para apoiar os estudantes. Outros tractores, trazidos por apoiantes do Governo, estão instalados perto da presidência já desde sexta-feira de manhã.

As janelas dos edifícios oficiais foram protegidas este sábado de manhã, enquanto veículos da polícia de choque e do exército são visíveis em vários locais.

“Toda a Sérvia se levantou e isso não acontece todos os dias. Penso que é o fim” do regime, disse, entusiasmado, Slobodan Horvat, citado pela agência francesa AFP.

Desde o acidente ocorrido na estação de Novi Sad, a 1 de Novembro, que matou 15 pessoas quando a cobertura de betão do edifício recentemente renovado se desmoronou, tem havido manifestações sucessivas no país.

Para os manifestantes, o acidente é uma prova da corrupção que, na sua opinião, mancha as instituições e as obras públicas. De semana para semana, o movimento tornou-se um dos maiores da história recente da Sérvia, com manifestações diárias.

As concentrações tornaram-se, contudo, mais tensas desde que o Governo acusou os manifestantes de serem pagos por agências estrangeiras e de prepararem acções violentas ou mesmo uma revolução.

A situação suscitou uma reacção da ONU, que apelou às autoridades sérvias para que não interferissem indevidamente na manifestação deste sábado e respeitassem o pleno exercício dos direitos à liberdade de reunião pacífica e à liberdade de expressão.

Somos um país extremamente democrático”, respondeu o Presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, num discurso proferido na sexta-feira à noite, acrescentando: “Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir a segurança da manifestação. Para ser claro, sou o Presidente deste país e não vou deixar que a rua dite as regras”.

Numa declaração publicada nas redes sociais, os estudantes apelaram a uma manifestação “calma e responsável”.

“O objectivo deste movimento não é assaltar as instituições, nem atacar aqueles que não pensam como nós (…) Este movimento não deve ser mal utilizado”, escreveram.

ovilaverdense@gmail.com

Com SIC

Legenda: Centro de Belgrado ao início da noite de sábado

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE