UMINHO -

UMINHO - -

Ministério da Educação condecora UMinho com Medalha de Honra ao Mérito Desportivo

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Universidade do Minho vai receber hoje, terça-feira, a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo, condecoração atribuída pelo Ministro com a tutela do Desporto, Tiago Brandão Rodrigues. A Reitoria adiantou que a medalha será entregue pelos serviços prestados pela instituição em prol do desporto universitário. O momento da condecoração acontece a partir das 20h30, no Complexo Desportivo do campus de Gualtar da UMinho, em Braga, e será integrada na cerimónia de encerramento do Campeonato Europeu Universitário de Futsal, uma competição que envolveu, ao longo da última semana, 28 equipas provenientes de 12 países.

DESPORTO É PREDOMINANTE

Segundo o Ministério, “a Universidade do Minho tem, ao longo dos anos, concedido ao desporto um papel predominante na sua missão. Para isso muito contribuiu a parceria entre os Serviços de Ação Social e a Associação Académica da UMinho, um trabalho conjunto que tem sido fundamental, ao longos das duas últimas décadas, para a promoção da atividade desportiva na comunidade académica, a obtenção de resultados de excelência na competição universitária, a organização de grandes eventos nacionais e internacionais e a criação de uma cultura desportiva como parte imprescindível de um modelo de educação integral dos estudantes”.

PUBLICIDADE

Esse trabalho, “tem contribuído para a afirmação da UMinho a nível europeu e mundial, bem como para o desenvolvimento do desporto universitário em Portugal”. Prova disso são os 13 eventos internacionais organizados nos últimos 20 anos – em 2021, será a vez de Guimarães receber o Campeonato Europeu Universitário de Voleibol – e as mais de 660 medalhas nacionais e 37 internacionais conquistadas nos últimos cinco anos.

PIONEIRA

Além disso, a UMinho foi pioneira na regulamentação do Estatuto de Estudante Atleta, contribuindo para que inúmeros estudantes conciliassem a atividade desportiva universitária e de alto rendimento com o seu percurso académico.

Recorde-se que a UMinho foi distinguida em 2013 como a Melhor Universidade Europeia em Desporto Universitário e em 2017 como a Universidade Europeia Mais Ativa pela Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA).

A Medalha de Honra ao Mérito Desportivo destina-se a galardoar individualidades e coletividades nacionais ou estrangeiras pelos serviços prestados em prol do desporto nacional.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.