O Ministério Público está a investigar suspeitas de corrupção entre um promotor imobiliário e o diretor de expansão da McDonaldes em Portugal para obtenção de informações privilegiadas sobre os projetos de novas lojas da conhecida marca de fast-food em vários concelhos do Norte do país.
O ‘rastilho’ da rede surge em Valongo, na zona do grande Porto. A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar duas suspeitas de corrupção e prevaricação na Câmara, por um lado, e de corrupção no setor privado, por outro.
As buscas na autarquia estarão relacionadas com a suspeita de que um vereador terá facilitado o licenciamento de um Mcdonald’s no concelho em troca de financiamento a um clube da cidade.
Em comunicado, a Câmara de Valongo confirmou as buscas relacionadas com processos urbanísticos, garantiu que está a colaborar, e que disponibilizou todos os documentos solicitados.
INQUÉRITO NO NORTE
Porém, de acordo com notícias veiculadas pelo Jornal de Notícias (JN), o inquérito do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto vai mais além.
Em investigação estão ainda suspeitas de corrupção no setor privado e, por isso, a sede da Mcdonald’s Portugal em Oeiras também recebeu esta manhã de terça-feira a visita da PJ.
Os investigadores acreditam que um promotor imobiliário terá corrompido o diretor de expansão da multinacional para assim obter informações privilegiadas sobre os projetos de novas lojas da conhecida marca de fast-food em vários concelhos do Norte do país.
ovilaverdense@gmail.com