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Ministra da Coesão Territorial «garante BRT para Braga no Portugal 2030»

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, garantiu esta quarta-feira, num debate com Ricardo Rio, na antena da TSF, que o «projecto do BRT (Bus Rapid Transit) está já sinalizado como prioritário no próximo Quadro Comunitário PT 2030», reconhecendo tratar-se de um «projecto essencial para a mobilidade urbana sustentável no Concelho de Braga e para toda a região», pode ler-se nota enviada.

Para o autarca de Braga, Ricardo Rio, estas são «boas notícias». Contudo, defende que este projecto «poderá e deverá arrancar num período temporal mais imediato, devendo constar desde já nas linhas de investimento previstas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)».

Ricardo Rio dirigiu, entretanto, uma missiva ao primeiro ministro, António Costa, defendendo a «integração do projecto BRT não no quadro Comunitário PT 2030, mas no contexto dos projectos abrangidos pelo PRR», sendo este no entendimento do autarca de Braga o «quadro financeiro mais adequado à implementação do BRT para Braga».

Na carta dirigida a António Costa pode ler-se que «importa reforçar a ideia do impacto transformador deste projeto ao nível da promoção de uma mobilidade urbana mais sustentável num dos centros urbanos mais dinâmicos do País, com capacidade de produzir efeitos muito relevantes na concretização das metas de descarbonização que o nosso País e a União Europeia perseguem, fortemente intrincadas nas orientações do PRR. Como antes referido, a inclusão do BRT de Braga no PRR, é, em si mesmo, um ato de promoção de um maior equilíbrio territorial no nosso País, desígnio que julgo ser também uma prioridade do Executivo a que preside», defendeu Ricardo Rio.

BRT – BUS RAPID TRANSIT

Recorde-se que o BRT é um projecto cuja conclusão, mormente no que se pode designar como a 1ª fase da rede a implantar, tem «todas as condições para ficar concluído num horizonte temporal de 3 anos, muito antes do prazo limite estabelecido para a concretização dos projectos do PRR».

Na mesma nota, pode ainda ler-se que «assim e atentas também as dificuldades que têm vindo a público de afectação de verbas do Plano de Recuperação e Resiliência a projectos que suscitam reservas às instâncias europeias», Ricardo Rio crê ser «perfeitamente justificado que se assegure a inserção do projecto do BRT de Braga no quadro do PRR nacional, em detrimento da sua postergação para o novo quadro comunitário».

No debate, que juntou Ricardo Rio e Ana Abrunhosa na antena da TSF e que tinha por objectivo de análise a «aplicação dos fundos do PRR e da bazuca europeia e se os mesmos vão ou não contribuir para a coesão territorial em Portugal», Ricardo Rio foi peremptório na defesa da implementação do BRT – Bus Rapid Transit para Braga como exemplo da «boa aplicação destes fundos de forma equitativa e equilibrada no contexto nacional».

CUSTO DE 150 MILHÕES

A implementação do BRT tem um custo estimado de «150 milhões de euros que incluem os estudos e fiscalização, as obras de inserção urbana, veículos, sistemas de bilhética e centro de controlo».

Ricardo Rio vai mais longe e assume que este deve ser um dos projectos «essenciais a implementar no contexto da mobilidade sustentável no País, pois dele dependem um conjunto de investimentos estruturantes e destes a vitalidade económica e social de diferentes territórios».

Já Ana Abrunhosa assumiu a «pertinência de um olhar equitativo para o território nacional», defendendo que deverão ser «encontradas ferramentas para a implementação do PRR no território e que isso não se pode fazer sem os autarcas e sem as autarquias».

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