O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, visitou, esta terça-feira, o edifício gnration e a Zet Gallery, em Braga, no âmbito da iniciativa governamental ‘Cultura que somos’.
No gnration, o ministro foi recebido por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal, e Cláudia Leite, administradora do Theatro Circo e coordenadora da candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura (CEC) em 2027.
Durante o encontro, Ricardo Rio afirmou que “a cultura é uma aposta deste executivo enquanto vector central de desenvolvimento” da cidade, destacando “o enriquecimento proporcionado pelo processo de candidatura a CEC, independentemente do resultado final”.
Recorde-se que as quatro cidades finalistas a receber a CEC 2027 entregam dste mês entregar o seu dossier de candidatura final, que será posteriormente analisado pelo júri internacional. Braga apresenta formalmente esta sexta-feira o dossier final de candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027 (CEC), no Theatro Circo, pelas 11h00.
“Estamos a construir uma cidade culturalmente vibrante, e atractiva onde a cultura está no centro do seu desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida”, disse o autarca.
O ministro encontrou-se com agentes culturais locais que representam projectos de música, arte urbana, fotografia, media arts e design, entre outros.
A iniciativa ‘Cultura que somos’ visa fomentar a proximidade e o diálogo, no terreno, com pessoas e entidades activas no contexto da cultura e das artes.