O ministro da Educação participou esta segunda-feira na Sessão Institucional de Acolhimento aos novos estudantes do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), em Barcelos, onde visitou o complexo B-CRIC, que contempla uma residência de estudantes com capacidade para 133 camas, um edifício dedicado à investigação e inovação, além de um auditório com 500 lugares.
Considerando o campus de Barcelos “o mais bonito do nosso país”, Fernando Alexandre, que se fazia acompanhar pela secretária de Estado e da Ciência, Ana Paiva, sublinhou o “imenso crescimento” de Politécnico, desafiando os novos estudantes “a tirar partido das excelentes condições que lhes são proporcionadas”.
No designado ‘Dia i’, de Integração, a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, depois de saudar os novos alunos, afirmou que o instituto “é uma instituição em crescimento”, um crescimento que se “deve também à Câmara Municipal e aos sucessivos Governos, por isso agradeço toda a vossa colaboração”.
Já o presidente da Câmara de Barcelos vincou que “apostar na Educação é apostar numa sociedade melhor”. Dirigindo-se aos novos estudantes, Mário Constantino Lopes agradeceu por terem escolhido a cidade de Barcelos para estudarem no Ensino Superior.
“Estou muito satisfeito por terem escolhido Barcelos para prosseguirem os vossos estudos. Não poderiam escolher melhor sítio para estudar e continuar o percurso de vida. Barcelos é uma cidade muito acolhedora e nós temos sempre a ambição de dotar o nosso concelho de melhores condições para vos receber. Aproveitem que esta é a fase mais rica do vosso percurso, e Barcelos vai ficar muito marcado no vosso projecto de vida”, disse.
Esta terça-feira, o ‘Dia i’ decorre nas cidades onde o IPCA está presente: Barcelos, Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Esposende e Vila Verde.