A Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde aprovou, por unanimidade, o Plano de Actividades e Orçamento para o ano de 2024, que atinge um montante global superior a 30 milhões de euros.
O documento prevê o aumento da capacidade instalada, através da ampliação do CAO e a criação de um novo lar, na Avenida Marechal Humberto Delgado, em Vila Verde, com capacidade para 40 utentes, assim como as creches em Marrancos, Cabanelas, Azões e Soutelo.
A instituição pretende também avançar com a criação de um centro de bem-estar, tratamentos e alojamento em Vilarinho, um centro de dia em Valbom São Pedro, uma sala de pré-escolar no centro de apoio à infância e pessoas idosas da Vila de Prado.
Nos planos da Misericórdia de Vila Verde continua a estar a criação de uma unidade de paliativos com 15 camas e uma unidade de longa duração com 30 camas. A requalificação da antiga residencial e restaurante Martins é outro dos objectivos inscritos no documento.
Segundo o provedor da instituição, Bento Morais, dos mais de 30 milhões de euros que compõem o Orçamento para o próximo ano, 90% das receitas advêm de receitas próprias e os restantes de comparticipações.